14 JUL 2017
DEPARTAMENTO SOCIAL REALIZOU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social, através do Departamento de Assistência Social realizou na quinta-feira (13), nas dependências da EMEF Valter Luiz Alves, a “XI Conferência Municipal de Assistência Social”.

Como tema da conferência, “A Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, foram formados núcleos para debates com os convidados, delegados municipais, sociedade civil, usuários do sistema e as autoridades presentes, sobre propostas a serem apresentadas ao Governo do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na conferência, a prefeita Dra. Lucinéia Zacarias, a chefe da Administração, Maitê Silva, além da Gestora Municipal de Assistência Social, Ana Paula Perezzi, a presidente do CMAS, Pablíola Samanta, a assistente social do município, Andreia Luiza Perinasso, o Gestor do CRAS, Edualdo Bispo e os vereadores Wesley Yuji Suzuki Batista e Olegário Fabiano de Oliveira. A Presidente do Fundo Social, dona Isaína Zacarias, também esteve presente.

As discussões foram pautadas em quatro eixos, compostos por funcionários da assistência social, além de munícipes. Os eixos temáticos que embasaram as discussões foram: Eixo 1 – A Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais; Eixo 2 – Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às Seguranças sócio assistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais; e Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio assistenciais.

Cada eixo foi coordenado por um membro do Social e teve caráter analítico e propositivo, nos quais foram apresentadas propostas que foram deliberadas em plenária.

Os grupos também elegeram o delegado para a Conferência Estadual de Assistência Social, que está prevista para ocorrer em outubro de 2017.

O evento contou ainda com a apresentação das crianças do grupo recreação da oficina de canto e coral do CRAS e apresentação de idosos do grupo Conviver da oficina de canto e coral do CRAS.