15 AGO 2017
CHEFIA DE ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA E SOCIEDADE DISCUTIRÃO DIRETRIZES PARA O TURISMO LOCAL NA QUARTA-FEIRA

O Governo do Município de Zacarias, setor privado e sociedade civil discutirão as diretrizes e composição de conselho de turismo local, às 9h desta quarta-feira, na prefeitura.

A iniciativa é do Governo do Município de Zacarias e o intuito é promover o desenvolvimento do turismo local, através de iniciativas práticas e senso comum com a população e o comércio da cidade.

Durante o encontro, a equipe de governo da prefeita Lucinéia Zacarias pretende sensibilizar a comunidade em geral quanto à questão do potencial turístico de Zacarias e formalizar a composição de um Conselho Municipal de Turismo, que auxiliará nas decisões e será parceiro nas ações públicas voltadas ao turismo.

Segmentos da sociedade, associações e comércio local foram convidados a participar do encontro de sensibilização turística e composição do COMTURZAC, criado desde agosto de 2006 pela lei 582 e até então, apenas no papel.

O COMTURZAC, grande salto rumo ao pleno desenvolvimento do potencial turístico da cidade de Zacarias, é uma das primeiras ações práticas que a administração da prefeita Lucinéia Zacarias pretende concretizar.

“Possuímos um potencial turístico enorme e a formação do conselho é extremamente importante para podermos, enfim, pensarmos na elaboração de um Plano Diretor da cidade, primórdio dos requisitos para adentrarmos ao rol seleto de municípios de interesse turístico do Estado, e assim, sermos contemplados com recursos financeiros a serem aplicados no setor turístico de Zacarias”, disse a prefeita.

A cidade de Zacarias foi classificada como Município de Interesse Turístico em 2015 pela Assembleia Legislativa de São Paulo através do projeto de Lei nº 740, de autoria do Deputado Rafael Silva [PDT], sancionado pelo governador na oportunidade e até então, nenhuma ação prática foi executada.

Através deste encontro e de outra série de reuniões que serão realizadas pelo COMTURZAC e o Governo do Município de Zacarias, estudos deverão ser realizados e orientações poderão surgir e serão norteio para as ações públicas no setor turístico local. Dentre a primeira delas, a concepção de um Plano Diretor Municipal.

“Temos o exemplo vizinho de Buritama, que recentemente foi agraciada com o Título de Município de Interesse Turístico, e que agora recebe anualmente uma verba para ser aplicada no setor turístico e na infraestrutura da cidade, incentivando o desenvolvimento da cidade”, finalizou a prefeita Lucinéia Zacarias.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

De acordo com a equipe de governo da prefeita Lucinéia Zacarias, formalizar a composição do COMTURZAC e iniciar os trabalhos de conscientização e sensibilização de todos os setores da sociedade, além de começar a elaboração de um Plano Diretor do município é algo imprescindível e de extrema importância.

Recentemente, o Governo do Estado, disse esperar completar a lista fechada de 120 municípios de Interesse turístico até o final deste ano, o que já se iniciou com 20 cidades neste primeiro semestre, incluindo a vizinha cidade de Buritama.

Restam apenas 100 vagas e muitas cidades já estão bem adiantadas em seus projetos, que requer um minucioso trabalho. Trabalho este que a administração 2017-2020 tenta realizar da melhor forma possível, atendo todas as exigências da Secretaria Estadual de Turismo, para adentrar a lista dos municípios contemplados.

Governo do Município de Zacarias, Unindo Forças, Construindo o Progresso.

Assessoria de Imprensa.