25 OUT 2017
EDUCAÇÃO
CEMEI FINALIZOU PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM ENCONTRO COM ENGENHEIRO AMBIENTAL

A CEMEI Primeiros Passos finalizou na terça-feira (24), projeto “Alimentação Saudável”, com palestra de profissional da área ambiental.

O projeto foi dirigido às crianças da 1ª e 2ª etapas, sob a coordenação de Hilda Santos e das professoras Ângela Gomes, Lídia Galdioli, Luciana Baitello e Maria Helena Araújo.

O objetivo do Projeto foi promover a reeducação alimentar das crianças, com o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, trabalhando a ideia da contribuição à saúde que a ingestão destes alimentos fazem.

A ação foi dividida em etapas, em que, na primeira delas, foi abordada a conscientização sobre a alimentação saudável. Na segunda etapa, visitaram comércio de frutas, podendo os alunos conhecerem as mais variadas e seu valor nutricional.       Na etapa seguinte, estiveram em uma horta, observando os tipos de verduras existentes e, logo após, degustaram lanches naturais. Para finalizar, a quarta etapa trouxe aos alunos, várias mudas de árvores frutíferas e receberam diversas informações e orientações quanto aos cuidados com as arbóreas, com o engenheiro ambiental, Éttore Zanin, que abordou a importância do contato das crianças com a natureza.

“As crianças na fase inicial escolar têm mais facilidade para absorver e assimilar as informações, tornando-se adultos com maior responsabilidade ambiental”, comentou Zanin.

A educação ambiental está diretamente ligada à boa saúde alimentar, vez que traz ao indivíduo, contato direto com a natureza, as plantas, que neste caso, são parte da alimentação, conciliando educação e nutrição alimentar adequada, imputando assim, ideia de conservação ambiental, manejo adequado e uso responsável dos recursos naturais.

“Nossa administração está preocupada com a formação de nossas crianças, tanto na questão educacional em si, atendendo ao que determina o Ministério da Educação em relação à grade educacional, quanto às outras matérias e conteúdos extremamente importantes, como é o caso da educação ambiental e alimentação saudável”, finalizou a prefeita Lucinéia Zacarias.

25/10/2017