No ano passado, Zacarias chegou ao índice de 38,3% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Com um aumento de 41,7% em relação ao ano anterior, em 2025 foi alcançado o índice de 80%, que era a meta esperada para o ano de 2030.
Lançado em 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada prevê a colaboração entre os entes federativos para que os estudantes brasileiros sejam alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, busca recuperar aprendizagens daqueles dos 3º, 4º e 5º anos, que foram afetados pela pandemia de Covid-19. A meta é que, em 2030, mais de 80% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas na idade certa. Para 2025, o objetivo era de chegar a 64%.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Educação, Marco Aurélio de Miranda, a alfabetização na idade certa ocupa papel relevante no desenvolvimento dos estudantes. “Não ser alfabetizado na idade certa pode prejudicar toda a trajetória escolar do aluno, refletindo em altas taxas de reprovação, distorção idade-série, evasão escolar e mais dificuldade no acesso ao mercado de trabalho”, afirma Marco Aurélio.
“Ser alfabetizado é uma condição necessária, embora não seja a única, para que todos possam exercer sua cidadania e, mais do que isso, o potencial em diversas dimensões da vida”, explicou.
“Quero deixar os parabéns a todos os professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino, que colaboraram para que esse resultado fosse alcançado. Esse trabalho começa desde o Ensino Infantil, onde todo processo de alfabetização é iniciado, até o Ensino Fundamental que fecha o primeiro ciclo escolar nos anos iniciais de aprendizagem”, concluiu o diretor.