Pela primeira vez a Educação de Zacarias garantiu um investimento extra de mais de R$ 216 mil. Essa complementação irá vir do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado) que é uma inovação do novo FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que destina parte da complementação da União para estados e municípios que melhoraram a qualidade da gestão educacional e reduziram as desigualdades (socioeconômicas e raciais), não apenas focando em resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas em permanência e aprendizagem, com repasses condicionais e progressivos.
Os recursos extras são garantidos após o cumprimento de diversas condicionalidades. A Rede Municipal de Ensino precisa cumprir um conjunto de critérios relacionados à boa gestão e a melhoria dos indicadores de aprendizagem e permanência do aluno em sala de aula.
As informações e comprovações são enviadas e verificadas no módulo VAAR do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC).
“Após a análise dessas condicionalidades, as redes de ensino são habilitadas para receber os recursos. Em 2026, o VAAR representa 2,5% dos recursos totais do FUNDEB. O valor extra que iremos receber será de R$ 216.462,82 que serão repassados em 13 parcelas mensais, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Educação, Marco Aurélio de Miranda.
“Sempre estivemos trabalhando em busca de melhorias no setor da Educação Municipal e agora estamos começando a colher os frutos desse árduo trabalho realizado pela nossa equipe. Em 2025 os resultados começaram a aparecer, como por exemplo, no programa Alfabetiza Juntos SP, através do prêmio Excelência Educacional, que teve como critério atingir as metas estabelecidas na avaliação do SARESP 2024”, relembrou Marco Aurélio.
No ano passado, Zacarias chegou ao índice de 80% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, antecipando a meta que era esperada para o ano de 2030.
Ainda de acordo com o diretor, neste ano serão construídas salas de aulas no CEMEI “Leontino Polizel” e na EMEF “Valter Luiz Alves”, além de uma quadra. “Iremos construir duas salas de aulas no CEMEI. Na EMEF também serão construídas duas salas e uma quadra esportiva, pois neste ano, aumentamos duas turmas no ensino integral e novas atividades serão desenvolvidas com esses alunos, inclusive aulas de música”, informou.
Em 2025 duas turmas do 5º ano faziam parte do ensino integral. Agora em 2026, os alunos do 4º ano também passaram a estudar o dia todo na escola.









