27 MAR 2020
DEPARTAMENTO DE SAÚDE JÁ VACINOU 300 PESSOAS CONTRA A GRIPE EM ZACARIAS
A meta é imunizar 100% dos idosos e trabalhadores da saúde até o dia 15 de abril.

O Departamento de Saúde de Zacarias divulgou balanço da Vacinação da gripe na cidade e 300 pessoas já foram imunizadas contra a Influenza em Zacarias.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada de abril para março neste ano, devido a pandemPartido Democratasia do novo Coronavírus tem registrado altos números na imunização da população que foi dividida em grupos.

Nesta primeira fase que vai de 23 de Março até 15 de Abril de 2020, idosos e trabalhadores da saúde são o alvo da campanha. Em Zacarias, a campanha já imunizou nos 4 primeiros dias, 300 pessoas do público alvo.

O diretor municipal de Saúde, Aparecido Mendonça disse que mais um lote da vacina chega em Zacarias na segunda-feira (30) e que a meta é imunizar todas as pessoas desta primeira fase. “As agentes de saúde estão fazendo o contato via telefone com o idoso ou familiar, agendando o horário para cada um deles vir até a Unidade de Saúde e receber a dose da vacina” completou.

Esse sistema de agendamento via telefone visa seguir todas as orientações das autoridades de saúde quanto às aglomerações, que são desaconselháveis neste momento de crise.

A vacina da Gripe não protege contra o COVID-19, mas é extremamente importante para imunizar as pessoas contra o vírus Influenza e seus diferentes subtipos como H1N1, H3N2 e outros e auxiliará as autoridades de saúde na detecção do Coronavírus por exclusão de casos.

A próxima etapa da vacinação começa dia 16 de Abril e vai atingir as pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da educação e da segurança pública e salvamento, como policiais, bombeiros e agente penitenciários.

O diretor de saúde informou ainda que o telefone da unidade que estava passando por problemas técnicos já opera normalmente para ligações. “Recebemos a visita do técnico da operadora de telefonia e o problema já se encontra resolvido”, disse.

É importante ressaltar que a UBS de Zacarias, seguindo determinações das autoridades de saúde e dos governos Estadual e Municipal, suspendeu algumas atividades momentaneamente, como consultas eletivas, mas que os atendimentos de urgência e emergência médica e odontológica seguem normalmente.

Vale ressaltar que enfrentamos um momento de crise em saúde, em que todas as atenções estão voltadas para o enfrentamento do novo Coronavírus e que a população deve seguir todas as orientações das autoridades locais. Manter-se em suas casas o maior tempo possível, evitando aglomerações, reuniões, festas e eventos que possam reunir mais de 10 pessoas. Saiam apenas para o necessário, como supermercados, farmácias ou postos de combustível. Também, é muito importante a assepsia das mãos constantemente, com água e sabão ou usando álcool em gel.

Evitar a disseminação do COVID-19 é tarefa de todos nós.

Local: Zacarias, SP