23 MAR 2020
GABINETE
PREFEITURA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE E MAIS MEDIDAS SERÃO ADOTADAS PARA CONTER E PREVENIR O COVID-19 NA CIDADE
Medida impõe fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança.

Acompanhando o Decreto do Governo do Estado de São Paulo, que adota medidas mais intensivas quanto ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Estado, a Prefeitura de Zacarias baixou decreto adotando medidas mais restritivas às aglomerações e ao funcionamento do comércio e os serviços públicos na cidade.

A medida visa conter o avanço rápido de casos suspeitos, além dos milhares já confirmados no país e em nossa região. As medidas tem o respaldo da OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Centro de Contingência contra o Coronavírus no Estado.

Além das medidas já adotadas do Decreto nº 20/2020, agora outras mais restritivas à aglomeração de pessoas e ao funcionamento do comércio e de serviços públicos em Zacarias foram adotadas. Decreto impõe fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança.

Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só poderão atender pedidos por telefone ou serviços de entrega. Só ficarão abertos estabelecimentos com atendimento presencial que prestam serviços considerados essenciais – a quarentena não afeta o funcionamento de indústrias.

O decreto assinado pela Prefeita Lucinéia Zacarias (Decreto nº 25/2020) segue o Decreto Estadual que lista as exceções em seis categorias. Nos serviços de saúde, está liberado o funcionamento de hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias. No setor de alimentação, podem funcionar supermercados, hipermercados, açougues e padarias – que não poderão permitir o consumo no estabelecimento durante a quarentena.

No setor de abastecimento, poderão atuar normalmente transportadoras, armazéns, postos de gasolina, oficinas, transporte público, pet shops e bancas de jornais.

Os demais setores que poderão oferecer serviços durante a quarentena são: empresas de segurança privada; empresas de limpeza, manutenção e zeladoria; bancos, lotéricas e correspondentes bancários.

A emissão de alvarás fica suspensa durante a vigência destas medidas e todas as outras já previstas no decreto nº 20/2020, além disso, o atendimento ao público nos setores públicos ficam suspensos a partir de agora, excetuando os atendimentos de urgência e emergência do Setor de Saúde, bem como as atividades consideradas essenciais, como coleta de lixo, por exemplo.

A prefeitura informa que o atendimento bancário dentro do prédio da Prefeitura continua, porém de forma reduzida e mais restrita.

Durante a vigência destas medidas, a prefeita pede que as pessoas sigam as orientações das autoridades de Saúde, permanecendo em suas residências durante o maior tempo possível, saindo apenas para ir a supermercados, farmácias, bancos ou hospitais e postos de saúde. E que todos adotem as medidas de higiene de lavagem constante das mãos com água e sabão, e o uso do álcool em gel quando precisar sair às ruas. Frear a disseminação do vírus é tarefa de todos.