19 SET 2017
PREFEITURA E SENAR-SP REALIZARAM CURSO DE EQUIDEOCULTURA

O Governo do Município de Zacarias em parceria com o SENAR-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizaram entre os dias 4 e 8 deste mês de setembro, curso de Equideocultura, que consiste em preparar os animais – cavalos – para a lida.

O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR-SP, Altemar Venâncio, na sede da estância do Sr. Paulo Vedekin e proporcionou aos 12 participantes do curso, aulas práticas e teóricas, informou a responsável pelo SENAR-SP em Zacarias, Valquíria Ribeiro.

O curso ensinou base de rédea e a colocar o cavalo para trabalhar com o boi, tanto no campo, quanto na pista de maneira a deixar os animais calmos, principalmente o cavalo. “Muitas pessoas levam o cavalo até o boi na hora errada, quando a base ainda não está pronta e fica bastante complicado”, disse o instrutor.

No curso, os alunos aprenderam além da base da rédea, também a como ter o domínio total do cavalo para indicar o que se deseja que ele faça, auxiliá-lo a entender o que está sendo pedido e, assim, se ter uma boa cavalgada.

“Sentimos muita dificuldade no dia-a-dia e esse curso ensinou uma forma mais fácil de levar o cavalo ao boi, por isso, foi muito eficaz. Também, a maneira de explicar do instrutor me chamou muito a atenção”, complementou um dos participantes do curso.