13 SET 2018
EDUCAÇÃO
ALUNOS DA CRECHE ESCOLA REALIZARAM PESQUISA DE CAMPO NO ZOOBOTÂNICO DE RIO PRETO

Cerca de 40 alunos das 2ª Etapas da Creche Escola “Leontino Polizel” realizaram pesquisa de campo no Zoobotânico de São José do Rio Preto (SP), na quarta-feira (12).

A pesquisa de campo faz parte do Projeto “Mundo Animal”, desenvolvido pelas professoras Luciana Baitelo, Juliana Teixeira e Vera Palácios sob a coordenação pedagógica de Hilda Santos e tem como intuito, inserir aos alunos, o conhecimento das diferentes espécies de animais, transmitir valores de preservação da fauna e trabalhar a linguagem oral e escrita, natureza e sociedade (desenvolvimento do vocabulário/fala).

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente a tendência de torná-la um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone, entre tantas outras.

Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante diversificar os assuntos tratados em sala de aula. Discutir sobre uma reportagem, um fato recente, um passeio, uma pesquisa de campo ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda e é esse o interesse da Educação de Zacarias, diversificar para melhor formar nossas crianças.

“O projeto pretende ainda promover relações positivas no que diz respeito à natureza e seus animais, podendo assim, repensar as questões ligadas ao respeito e à preservação das espécies”, complementou Hilda Santos.

Também estiveram acompanhando a pesquisa, as estagiárias de Pedagogia Sandra Brito e Vitória Morizono.

Galeria de Fotos:  Ver mais
Publicado: 13 de SETEMBRO de 2018