A Divisão de Vigilância Sanitária de Zacarias realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro a nebulização veicular em todos os bairros da cidade.
As ações fazem parte do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O mosquito demora em média cerca de sete a dez dias para se desenvolver do ovo à forma adulta, e para que isso não aconteça, uma vez por semana os locais precisam ser vistoriados e os focos com água parada eliminados.
Os agentes de controle de vetores realizam as visitas de casa a casa constantemente como medida de prevenção. São verificados ralos, calhas e até atrás da geladeira, onde está localizada a bandeja de degelo, para eliminar os focos de água parada.
“Reservatórios de água devem estar devidamente cobertos, pratos e vasos de plantas podem ser utilizados somente com areia e bebedouros de pets precisam ser lavados com água e sabão todos os dias”, explica a coordenadora da Divisão de Vigilâncias, Ana Paula Valdanha.
A fim de que os casos de dengue não avancem na cidade a Prefeitura pede a colaboração da população para que mantenha seu quintal limpo e receba os profissionais de saúde. Em casos de sintomas como febre alta (de 39 a 40 graus), dor de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, enjoos, indisposição e dor abdominal é indicado procurar a Unidade Básica de Saúde, evitando-se a automedicação e a piora no quadro de saúde.