10 MAR 2021
Novos membros do CAE tomam posse

A Prefeitura de Zacarias realizou na última  sexta-feira (26) h, a posse dos novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com mandato de quatro anos.
O CAE tem entre as suas atribuições zelar pela qualidade dos alimentos e cardápios oferecidos nas escolas da rede municipal de ensino e acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos princípios e diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O trabalho do conselho é fundamental para que o município receba o repasse do PNAE.  O objetivo do programa é oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional nas escolas públicas. O repasse é feito em dez parcelas mensais e uma das exigências para a transferência dos recursos é a ação contínua do conselho municipal.
O Conselho de Alimentação Escolar é composto por 14 membros, sete deles titulares e sete suplentes, representando o Poder Executivo, as entidades de trabalhadores da Educação e estudantis, pais de alunos e entidades civis.
O Secretário de Educação, Marco Aurélio Miranda, pediu que o conselho acompanhe a alimentação escolar em todas suas etapas e fazem o encaminhamento das demandas. “Os integrantes do conselho farão visita às escolas, para ver  o que é ofertado, o cardápio, o preparo, a estrutura da cozinha, o atendimento, o preparo. Depois, procederão ao registro da visita e, quando há algo a ser melhorado, já fazer a solicitação aos setores responsáveis”, afirma.
Depois da posse, os membros titulares do CAE se reuniram para eleger a diretoria. Os integrantes do conselho passarão ainda por capacitação, que tem início já no primeiro semestre.
O prefeito Heder enfatiza a importância para sua administração, da transparência e da participação ativa dos membros do Conselho, para garantir a qualidade alimentar de nossos alunos.