23 MAR 2020
SAÚDE
INICIA HOJE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA IDOSOS E TRABALHADORES DA SAÚDE

O Departamento Municipal de Saúde iniciou hoje (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas no Brasil.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

E, pensando neste cenário de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil, um esquema diferente de vacinação foi definido pelo Departamento de Saúde e será realizado por agendamento feito pela equipe de ESF – Estratégia de Saúde da Família, evitando aglomeração desnecessária na UBS.

De acordo com o enfermeiro Eduardo, o ESF em Zacarias é muito bem estruturado, temos as informações de cada família residente do município e, como nesta primeira fase serão imunizados apenas os idosos e servidores da saúde, as agentes estarão entrando em contato com cada família com idoso (+60 anos), agendando horário para o recebimento da vacina. Vale ressaltar que o município tem as doses suficientes para a imunização de todas as pessoas desta primeira fase.

Os canais de comunicação, como telefones e e-mails dos departamentos e da própria Prefeitura (https://www.zacarias.sp.gov.br/portal/secretarias) estão abertos para levar você sempre a melhor informação, bem como dar prosseguimento aos atendimentos que não necessitem necessariamente a presença física do interessado.