09 SET 2019
SAÚDE
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROMOVE ATIVIDADE EDUCATIVA COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
A atividade trabalhou com cerca de mais de 300 alunos da rede municipal de ensino.

Escovar os dentes três vezes ao dia ou depois das refeições. Usar fio dental diariamente aliado a um bom enxaguante bucal. Desde pequenos aprendemos a importância de se cuidar bem de nossos dentes.

Mas estes cuidados não são os únicos a serem tomados. A alimentação também está diretamente ligada à saúde de nossa boca.

Pensando nisso, o Departamento Municipal de Saúde, através do Programa Estratégia de Saúde da Família – ESF, promoveu nos dias 2 e 6 deste mês, atividade dirigida aos alunos da rede municipal de ensino.

Na atividade, encabeçada pela dentista Alessandra Hirose e as agentes de saúde, a saúde bucal foi o tema abordado com teatro de fantoches, trazendo às crianças, de forma divertida, informações acerca do cuidado com a saúde da boca.

Durante a atividade, de forma lúdica, os alunos da CEMEI Leontino Polizel e EMEF Valter Luiz Alves aprenderam sobre uma boa alimentação e o impacto dela na saúde, principalmente a saúde bucal. A motivação à escovação foi o ponto mais abordado com as crianças, juntamente à boa alimentação.

Nutrição apropriada significa manter uma dieta bem balanceada para que seu corpo possa obter os nutrientes necessários para uma boa saúde e bem-estar. Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Isso pode contribuir para doenças periodontais, uma das causas principais da perda de dentes em adultos. Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Se você estiver cuidando de crianças, uma dieta balanceada junto de bons hábitos de higiene bucal lhes ajudará a crescer mais fortes, com dentes resistentes à cárie. Preste atenção especial ao cálcio, ao fósforo e aos níveis apropriados de flúor.

Os padrões e escolhas alimentares de crianças e adolescentes são fatores importantes que determinam quando eles começarão a desenvolver cárie. Quando bactérias entram em contato com alimentos na boca, é produzido um ácido que ataca os dentes. Isso pode levar a cárie dentária caso a higiene bucal não seja realizada com frequência adequada.

Uma má alimentação pode agravar doenças como a cárie e a periodontal. Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amidos contribuem bastante para a produção de ácidos pela placa (biofilme dental) que atacam o esmalte do dente. Com o tempo, esses ácidos podem fazer com que o esmalte se desmineralize, formando uma cárie.

Se você consumir alimentos ricos em açúcar ou amido, tente fazê-lo durante as refeições e não entre elas, e evite quaisquer alimentos que se prendam aos dentes, porque podem produzir mais placa. A produção de saliva cresce durante as refeições, o que pode ajudar a “lavar” alimentos e ácidos da boca.

Alimentos contendo açúcares de qualquer tipo podem contribuir para cárie dentária. Quase todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, contêm algum tipo de açúcar; no entanto, esses alimentos são parte necessária de uma dieta saudável, porque muitos deles também contêm nutrientes importantes.

Para manter uma dieta balanceada, coma uma variedade de alimentos de cada um dos cinco principais grupos alimentares e reduza o número de lanches que você consome. Caso coma lanches, escolha alimentos nutritivos, como queijo, vegetais crus, iogurte fresco ou um pedaço de fruta. E lembre-se: alimentos consumidos como parte de uma refeição causam menos danos, porque a saliva produzida auxilia a reduzir os efeitos de ácidos. E nunca se esqueça de visitar o dentista regularmente.