04 SET 2019
EDUCAÇÃO ALIMENTAR: A BOLA DA VEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ZACARIAS
É extremamente importante introduzir alimentos saudáveis na dieta das crianças e fazê-las apreciarem o sabor de cada um deles.

A educação alimentar e nutricional tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, desempenhando seu crescimento e desenvolvimento humano conforme as políticas públicas em alimentação e nutrição

Em uma sociedade tão focada na questão estética, a tendência quando falamos em alimentação é relacioná-la à batalha de gordura versus magreza ou à contagem de calorias. Mas por mais que prevenir a obesidade seja sim importante, evitando o surgimento de muitas doenças, a realidade é que o que comemos exerce uma influência bem mais ampla, afetando diversos outros âmbitos da vida.

É inegável: a qualidade da alimentação está diretamente relacionada à qualidade de vida. Além de influenciar diretamente nossa saúde e nossa longevidade, o que ingerimos durante as refeições se reflete inclusive em nosso humor e em nossa capacidade de trabalhar, estudar e sentir prazer. E não podemos nos esquecer que, ao falarmos de escolas, estamos falando em crianças e adolescentes, indivíduos em plena fase de desenvolvimento! Obviamente, portanto, nesse momento é ainda mais importante que os nutrientes necessários estejam presentes nas refeições.

Pensando nisso, as professoras Tânia e Rita da CEMEI Leontino Polizel, juntamente à coordenação pedagógica da Unidade, criaram o Projeto “Alimentação Saudável”, trazendo para seus alunos, a consciência de que uma alimentação mais saudável e balanceada só traz benefícios, tanto na vida acadêmica, quanto na vida pessoal.

O objetivo deste projeto é fazer com que os alunos do Maternal II da professora Tânia e da 1ª Etapa da professora Rita, conheçam as frutas, legumes e verduras, saibam diferenciá-los e aprendam a apreciá-los no seu dia-a-dia, tanto na escola, quanto na casa de cada um deles.

Na tarde de ontem (03), a saga pelo conhecimento de uma alimentação saudável começou com uma pequena visita à frutaria. No local, as crianças, muitas delas pela primeira vez, tiveram contato com os vários tipos de frutas, suas variações, como também as leguminosas e as folhas, tão importantes numa alimentação balanceada.

Na manhã de hoje (04), após conhecerem todos estes tipos, foi a vez de colocar a mão na massa: foram à cozinha e participaram ativamente da montagem da mesa de frutas que eles mesmos vão degustar!

Melancia, mamão, morango, banana, kiwi, carambola, uva, abacaxi, maça e tantas outras frutas foram devidamente lavadas pelos próprios alunos e, depois, colocadas à mesa.

Com esta integração e maior participação das crianças, a expectativa das professoras é que o interesse pelas frutas aumente e que eles apreciem e comecem a saboreá-las mais vezes no seu dia. O ideal é que comamos ao menos uma fruta por dia.

Mas o projeto não fica por aí não. De acordo com a coordenadora pedagógica Hilda Santos, as professoras ainda irão trabalhar várias formas de alimentação saudável, como sanduíches naturais, sucos e sorvetes à base de fruta. Uma visita em uma horta local também está prevista neste cronograma cheio de cores e sabores.

Vale ressaltar que toda esta atividade é acompanhada de perto pela nutricionista Aline, que dá dicas e irá palestrar para as crianças ao final do projeto.