20 SET 2018
SETEMBRO AMARELO FOI COMEMORADO DURANTE O MÊS DE SETEMBRO NO CRAS DE ZACARIAS
receba notícias

Mais de 100 crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS, comemoraram o “Setembro Amarelo” com várias atividades educativas.

Durante todo o mês, dezenas de atividades relativas à prevenção do suicídio foram realizadas pelas crianças dos vários grupos do SCFV, sob a orientação da psicóloga do CRAS, Michele Rangel, com a coordenação de Edualdo Bispo.

Setembro Amareloé uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas deAIDSe da maioria dos tipos de câncer.

Segundo aOrganização Mundial da Saúde(OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.Entretanto, um estudo brasileiro de Bertolote afirma que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados incorretamente ou não tratados de maneira alguma.

“Trabalhar o consciente de nossas crianças com atividades educacionais sobre a importância da prevenção ao suicídio é uma forma de imputar nelas a necessidade de falar sobre o assunto, debater e criar soluções para se evitar o suicídio”, finalizou a psicóloga Michele.

Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022