Entre os dias 25 e 27 de agosto foi realizado de forma gratuita, o curso de Processamento Caseiro de Frutas. Em mais uma parceria entre a Prefeitura de Zacarias, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicado Rural de Macaubal, as 20 vagas oferecidas foram todas preenchidas.
Com uma carga horária de 24 horas, o primeiro dia foi de aulas teóricas, abordando conceitos sobre conservação, higiene e aproveitamento de alimentos. Nos dois dias seguintes, os alunos aprenderam na prática como processar diversos alimentos, sob as orientações do instrutor Eduardo Perez.
Durante as atividades práticas, os alunos aprenderam a processar alimentos como abóbora e mamão, além de preparar receitas como geleia de maracujá, abacaxi com pimenta, maçã com pimenta, compota de abacaxi e de goiaba. O destaque ficou por conta das técnicas de conservação em potes de vidro, que permitem armazenar a polpa das frutas por até um ano.
“Para um melhor aproveitamento de frutas e o consumo em época fora da colheita, se utiliza o recurso de armazenar a poupa das frutas nos potes de vidros, que podem ser guardados em local refrigerado e utilizados em até um ano”, explicou Eduardo.
Além de valorizar o conhecimento, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção de conhecimento prático e geração de renda, com o aproveitamento sustentável dos alimentos.