13 MAI 2021
Conselho Municipal do Turismo aprova Plano Diretor

O Plano Diretor de Turismo Sustentável de Zacarias foi aprovado em audiência pública realizada pelo Departamento de Turismo, COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, e pela Comissão nomeada pelo Poder Executivo, na noite da última segunda-feira, 10/05, no Plenário da Câmara Municipal. O documento, que norteia as ações do município no segmento do turismo para os próximos três anos, conta com cerca de 100 páginas e, após a juntada dos demais documentos pertinentes, seguirá para votação no Poder Legislativo.
Durante a audiência, o representante do Turismo, Kleber Miranda, apresentou detalhadamente cada etapa de elaboração do inventário básico de oferta turística. “Este é o Plano Diretor de Turismo Sustentável do nosso município, nele estão todos os equipamentos turísticos existentes na nossa cidade, e, além da infraestrutura, apresenta propostas de desenvolvimento no que diz respeito ao receptivo, eventos, mobilidade urbana e o envolvimento dos órgãos e departamentos que apoiam a atividade do setor em Zacarias. Quero, nesta oportunidade, em nome da presidente Silmara, agradecer aos membros do COMTUR, pelo apoio, a Jaqueline, titular do departamento Jurídico, e, especialmente ao Prefeito Heder que não mediu esforços para que tivéssemos todas as condições para chegar até aqui. Zacarias é Turismo, sim… e demos mais um importante passo que vai ajudar Zacarias a conquistar o título de MIT – Município de Interesse Turístico, E, assim, poderemos buscar recursos na Secretaria de Turismo do Estado e junto ao Ministério do Turismo para o que foi planejado como futuros investimentos no setor de Turismo”, destacou Kleber. E a presidente do COMTUR, Silmara Soares da Fonseca, acrescentou: “Ao falar destes investimentos para o turismo, que constam do Plano Diretor que acabamos de aprovar, Kleber está destacando a importância do trabalho que estamos realizando, COMTUR e Administração através do Turismo, que, no futuro estará direcionando recursos para realização de obras que melhorem a estrutura da cidade e a torne ainda melhor para moradores e visitantes”, enfatizou Silmara sobre o resultado da audiência que, apesar da pandemia, foi acompanhada por mais de 30 pessoas entre populares, gestores municipais e membros do COMTUR. Ainda marcaram presença os vereadores Rafael Rodrigues Apolinário Justino, Paulo Cesar Cardoso de Souza e Aline da Silva Cruz, que também é Turismóloga e membro do COMTUR, da representante do departamento Jurídico, Dra. Jaqueline Polizel de Oliveira, e Adilson Lopes representando o prefeito Heder Jean Bruno de Oliveira (ausente por motivo de viagem a São Paulo).