Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Acessibilidade
aumentar fonts
diminuir fonts
aumentar/diminuir contraste
mapa do site
acessibilidade
Conteúdo Menu Busca Rodapé

Ir para conteúdo

Prefeitura de Zacarias - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
12
12 JUL 2019
TRANSPORTE
PREFEITURA INICIA AGENDAMENTO DE TRANSPORTE PARA CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DA JUSTIÇA ELEITORAL
Iniciou hoje (12) e vai até dia 16 (terça-feira), o agendamento para transporte até o Cartório Eleitoral de Buritama para o Cadastramento Biométrico.

A Prefeitura em parceria com a Justiça Eleitoral de São Paulo, iniciou hoje (12), agendamento para os eleitores que necessitam de transporte até o Cartório da 214ª Zona Eleitoral de Buritama para a realização do Cadastramento Biométrico.

Este agendamento continuará na segunda e terça-feira da próxima semana, no período das 8h00 às 11h30 da manhã, na sala da Imprensa, localizada no prédio da Prefeitura.

O transporte será feito no dia 17, quarta-feira, a partir das 9h00, no Almoxarifado Municipal, que fica na rua José Felipe de Oliveira, nº s/n (de frente a UBS II Maria Werdekim).

É muito importante agendar o serviço previamente para que não haja nenhum imprevisto.

Biometria: O que é?

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” - porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

A biometria pode ser de dois tipos:

● Extraordinária – todos os eleitores são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral, para fazer o recadastramento biométrico, sob pena de cancelamento dos respectivos títulos eleitorais;

● Ordinária – ocorre à medida que os interessados comparecerem ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Embora não haja convocação para comparecimento do eleitorado, o procedimento é obrigatório para aqueles que procuram a Justiça Eleitoral. Findo o prazo estabelecido para o recadastramento biométrico ordinário, o Tribunal determinará novo prazo para a realização de biometria extraordinária que, se não cumprido, acarretará o cancelamento do título daqueles que ainda não tenham realizado o recadastramento biométrico.

 Quem deve fazer o recadastramento biométrico?

Tratando-se de biometria extraordinária, que implica na revisão do eleitorado, todos os eleitores do município onde está ocorrendo o recadastramento são obrigados a comparecer, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos). Quanto à biometria ordinária, como não há convocação do eleitorado, é obrigatória apenas para os interessados que comparecem ao cartório ou unidade de atendimento, a fim de solicitar a primeira ou segunda via do título de eleitor, alterar dados cadastrais ou solicitar transferência, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos).

O que acontece com o eleitor que não realizar o recadastramento biométrico?

Na biometria extraordinária, quem não se recadastrar até o fim do prazo anunciado pela zona eleitoral terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes. Na biometria ordinária, não haverá cancelamento do título dos eleitores que não comparecerem ao cartório ou unidade de atendimento.

 Qual o prazo para o recadastramento biométrico?

O prazo para recadastramento é variável, devendo a zona ser consultada. Os telefones de todos os cartórios eleitorais de São Paulo podem ser encontrados em www.tre-sp.jus.br.

 Como fazer o recadastramento biométrico?

O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, apresentando o original de um dos seguintes documentos:

● carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (ex.: OAB, CREA, CRM etc.);

● passaporte, desde que contenha informação relativa à filiação;

● carteira de trabalho (CTPS).

O eleitor também deverá apresentar comprovante de residência recente (emitido nos últimos 3 meses).

Governo do Município de Zacarias, Unindo Forças, Construindo o Progresso.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Local: Zacarias, SP
endereço
Rua Castro Alves, 637
CEP: 15265-000
atendimento
Atendimento ao Público de 2ª a 6ª das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30
telefone
(18) 3694-8900
Newsletter
Cadastre-se e receba informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia