07 ABR 2017
IMPRENSA
GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Gestores de todos os setores da administração pública municipal participaram de formação e capacitação sobre gestão pública.

A capacitação aconteceu ontem (04), nas dependências do Plenário da Câmara Municipal, com a participação e orientação de Francisco Eduardo Gomes Assêncio, da “Contares Consult”– empresa de Consultoria, Assessoria e Auditoria, nas áreas administrativa, financeira, contábil e tributária, de Araçatuba-SP.

Na oportunidade, foi colocado aos gestores dos diversos ramos da administração, como Assistência Social e CRAS, Saúde, Educação e Administrativo/Contábil da prefeitura, pontos relevantes sobre como alcançar uma gestão pública mais eficiente, numa abordagem em que a participação da sociedade é levada em consideração.

Temas como Programa de Governo, Ações fundadas nas demandas da sociedade, O papel do Gestor Público no atendimento das demandas à sociedade com ênfase na participação e nos resultados, Atividade-fim e Atividade-meio, Atitude Pró Ativa do Gestor Público e servidores, Criação de Banco Dados – Informação – Conhecimento das Demandas, Planejamento de Ações, todos estes, em total consonância com o PPA – Plano Plurianual, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual.

No campo do Plano Plurianual – PPA, que é um instrumento previsto na Constituição Federal, no artigo 165, destinado a organizar e viabilizar a ação pública com vistas a cumprir os fundamentos e objetivos da República, nele declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos, em que se aponta o caminho para alcançar metas previstas, Gomes Assêncio, falou da temática, Receitas – Despesas e a adequação do orçamento público, dentro de um planejamento eficiente.

Já a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, que compreende as metas da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientou sobre a importância da elaboração de lei orçamentária e também sobre alterações das políticas tributárias no âmbito municipal, sua influência, como também a política de aplicação financeira e de fomento.

Dentro da Lei Orçamentária Anual – LOA, mecanismo em que o Governo define as prioridades contidas no Plano Plurianual e também as metas que deverão ser atingidas, disciplinando todas as ações da gestão pública, Gomes Assêncio falou da execução de despesas dentro do orçamento e a necessidade do equilíbrio destas, além dos tipos de suplementação.

“Realmente é muito importante que os Gestores Públicos tenham em mente a importância de se trabalhar em equipe, com uma comunicação interna e externa eficiente, ouvindo a população, adequando as demandas dentro de prioridades, observando o que deu certo e o que precisa ser melhorado ou mudado, atendendo o que determina a lei”, finalizou Francisco Eduardo Gomes Assêncio.