01 AGO 2017
SAÚDE
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVEU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE BUSCANDO PARTICIPAÇÃO POPULAR

O Conselho Municipal de Saúde de Zacarias, com o apoio do Departamento de Saúde e Governo do Município de Zacarias, realizou a 3ª Conferência Municipal de Saúde na quinta-feira (27), juntamente à 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

Como tema, “A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA PREVENÇÃO E FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA”, o diretor municipal de saúde, Eduardo Wedekin, iniciou a conferência conceituando com base em nossa Constituição Federal, o termo saúde em sua aplicação prática ao cidadão, desde a criação do SUS – Sistema único de Saúde, pela Lei nº 8.080/1990.         O SUS, criado a partir da referida lei, objetivou alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, oferecendo serviços desde a atenção primária, passando pela secundária e também na terciária. Deste modo, todas estas esferas no atendimento público em saúde, passaram a fazer parte de uma rede regional e hierarquizada, organizada de acordo com as diretrizes da descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

A conferência está pautada pela Lei Federal nº 8.142/1990 que dispõe sobre a participação da comunidade. E este momento foi destinado a isso, a participação dos munícipes de Zacarias.

Várias foram as ações discutidas e propostas levantadas em conjunto, dentre elas, a contratação de médicos para atendimento na UBS II Maria Wedekim, desafogando os profissionais da saúde da família para continuidade nos atendimentos de programas; a divulgação para a população por meio de cartilhas e meios eletrônicos sobre o absenteísmo (falta) e a importância no comparecimento em consultas de especialidades e exames de complexidade que são realizados fora do município; a realização de atividades de prevenção e promoção de saúde por meio de práticas de atividades físicas e supervisão de profissionais;  a atualização do cadastro dos moradores do município, para garantir o atendimento integral e contínuo; a disponibilização de veículo para os profissionais da ESF – Estratégia de Saúde da Família, realizarem atividades na zona rural; a reivindicação aos órgãos competentes da possibilidade de atuação da classe de Técnicos de Enfermagem à jornada de trabalho de 30 horas semanais, dentre outras.

O Coral do Projeto Social do CRAS se apresentou na Conferência, abrilhantando o evento.

“Agradeço a presença de toda a população que esteve participando desta conferência, à prefeita, Dra. Lucinéia Zacarias e ao vice-prefeito, Héder Jean Bruno de Oliveira, aos nobres vereadores que também estiveram aqui conosco, Wesley Yuji e Olegário Fabiano de Oliveira e também a presidente do CMS – Conselho Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Moura, deixando consignado a suma importância da participação de toda a comunidade para a construção de uma saúde cada vez mais forte e comprometida com a população”, finalizou Eduardo Wedekin.

01/08/2017