23 AGO 2017
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOVEU CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DIA DO FOLCLORE

O Governo do Município de Zacarias, através do Departamento Municipal de Educação, promoveu na terça-feira (22), em celebração do Dia do Folclore, um dia de “Contação de Histórias”.

Centenas de crianças da rede pública municipal de ensino (EMEF Valter Luiz Alves e CEMEI Primeiros Passos) passaram algumas horas da manhã e da tarde ouvindo a educadora Gê Grigoleto, contar algumas histórias do folclore nacional. Gê Grigoleto, profissional altamente conhecida na região e no estado, foi premiada com projetos pela Secretaria de Estado da Cultura, e possui mais de 20 anos de atuação na educação.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro.

O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único!

O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.

Aliás, a escolha do dia 22 de agosto está relacionado com a data em que o britânico William John Thoms utilizou pela primeira vez, em público, o termo folclore (folk-lore), em 1846.