28 FEV 2018
FEBRE AMARELA, FIQUE ATENTO!

A febre amarela é uma doença viral, transmitida por mosquitos como o Aedes aegypti e o Heamagougus, que é infectado ao picar uma pessoa ou animal com a doença, e assim passa a transmiti-la. Após ser picado por um mosquito infectado, a pessoa entra em estado de viremia, podendo transmitir o vírus para outros mosquitos por um período de até 7 dias após a infecção.

Essa é uma doença de curta duração, que pode evoluir para formas graves, por isso é importante ficar atento! Sua manifestação é repentina, e vem acompanhada dos seguintes sintomas: febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náuseas, vômitos e prostração. Se você apresentar algum desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde.

Para se prevenir basta vacinar-se contra a febre amarela. A vacina está disponível nas sala de vacinação da unidade de saúde pública e pode ser distribuída a todas as pessoas maiores de 9 meses de idade que moram em áreas com recomendação da vacina e viajantes que se deslocam para essas áreas. Se for viajar para o exterior, confira o que recomenda a ANVISA.

A vacina é contra indicada para menores de seis meses de idade; grávidas; pessoas com alergia a ovo e seus derivados e portadores de doenças com imunodepressão transitória ou permanente (câncer, lúpus eritematoso, HIV/AIDS, entre outras) e em tratamento com medicamentos à base de corticoides. Nesses casos, a melhor forma de se prevenir é evitar a disseminação do mosquito, estando sempre atento a qualquer recipiente vazio que possa acumular água parada.

Após a vacinação, são necessários 10 dias para que a pessoa fique protegida da doença. Portanto, quem deseja viajar para áreas consideradas de risco deve procurar um posto de vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem. Ressaltamos que quem já recebeu a primeira dose em qualquer momento da vida não precisa revacinar.

LOCAL DE VACINAÇÃO EM ZACARIAS

UBS MARIA WERDEKIM