14 JAN 2021
PREFEITO EDITA MEDIDAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS NA CIDADE

O Prefeito Héder Paturi (DEM) editou medidas para conter o avanço de casos do novo Coronavírus na cidade. O Decreto publicado hoje (14) no Diário Oficial do município, prevê, entre as medidas, mais rigor quanto às aglomerações.

O aumento de casos desde o início de dezembro até a semana passada é muito grande, quando saltou de 132 casos positivos com um óbito confirmado em 1º de dezembro para 180 casos positivos e três óbitos em 12 de janeiro.

Diante da urgência de se adotar medidas para conter o avanço do contágio da COVID-19 é que foram editadas essas novas medidas que de pronto, já suspendem, por 15 dias, as atividades dos estabelecimentos públicos ou privados destinados ao entretenimento, a eventos sociais e atividades similares em espaços abertos ou fechados. Também, a prática de esportes coletivos mesmo que em espaços privados, também estão suspensas.

O consumo em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e supermercados também está suspenso, mas estes estabelecimentos poderão funcionar pelo sistema delivery. Os comércios que atenderem presencialmente, deverão redobrar os cuidados, como por exemplo, a exigência do uso correto e por todo o tempo de máscaras faciais e luvas por funcionários; o uso do álcool em gel 70%, que devem estar acondicionados em locais estratégicos, como entradas, balcões etc. O distanciamento mínimo de 1,5m nestes locais também é exigência nestas novas medidas, além da higienização correta e contínua dos estabelecimentos. Os clientes também devem seguir todas essas orientações.

Os cultos religiosos não foram suspensos, mas a capacidade máxima permitida de pessoas foi reduzida para 40% do total. As medidas de distanciamento, uso de máscaras e do álcool em gel também são obrigatórias.

A fiscalização do cumprimento destas medidas será realizada pela Vigilância Sanitária Municipal.

As medidas são mais restritivas, porém muito necessárias neste atual cenário que vivemos em Zacarias. Evitar aglomerações e locais aglomerados, fazer a higienização correta e contínua das mãos e usar máscara corretamente quando sair de casa são ações extremamente importantes e que devem ser seguidas por todos. Esperamos que com a conscientização e a colaboração de todos, conseguiremos vencer esse vírus”, finalizou o prefeito Héder Paturi.

Todas as informações sobre as novas medidas adotadas para conter a COVID-19 podem ser acessadas através do Portal da Prefeitura, na seção Diário Oficial.

Autor: João Paulo Soares