19 MAR 2020
PREFEITA EDITA MEDIDAS PARA CONTENÇÃO E PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS NA CIDADE

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que já registra casos positivos em nossa região exige medidas rápidas dos governantes em todas as esferas e, assim como os Governos Federal e Estadual, a prefeita Lucinéia Zacarias editou medidas emergenciais para conter o novo Coronavírus no município e evitar danos à saúde da população.

Mesmo sem o registro ou notificação de casos na cidade, a decisão visa manter este status, evitando locais com aglomeração de pessoas, o que é altamente não recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

Entre as medidas adotas, a suspensão total das aulas na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (23), seguindo as medidas do governo do Estado quanto às escolas da rede estadual; eventos culturais e esportivos promovidos pela prefeitura, também estão suspensos.

Além disso, ainda no Departamento de Educação, todas as atividades dos professores também ficam sob suspensão.

Outros setores como o Paço Municipal (Prédio da Prefeitura), Almoxarifado, Departamento de Educação, Departamento Social (CRAS e Fundo Social), Casa da Agricultura, Junta Militar, Biblioteca e Banco do Povo tiveram horário de atendimento ao público reduzido e agora atendem das 8h00 às 11h30.

Medidas com servidores públicos com idade acima de 60 anos, os cardíacos, diabéticos, hipertensos e com problemas respiratórios, considerados grupo de risco, também foram tomadas. Estes serão afastados imediatamente, por férias e licenças, por exemplo. O mesmo acontece com as gestantes. Aqueles que optarem por permanecerem nas funções, deverão responsabilizar-se. Servidores da Saúde ficarão à disposição do município durante a vigência destas medidas, excetuando-se aqueles de licença médica.

Ainda entre as medidas, estão a suspensão de alvarás para eventos públicos, novos estabelecimentos que aglomerem pessoas, como bares, restaurantes e buffets, shows, as atividades de recreação, religiosas e outras atividades de cunho coletivo.  Há a recomendação de que a população evite locais aglomerados, eventos em ambientes fechados, festas particulares e similares, bem como observe todos os protocolos de prevenção indicados pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde.

As atividades do Departamento de Saúde também foram restringidas, como Academia da Saúde, consultas eletivas (do dia-a-dia), fisioterapia e os agentes de saúde trabalham apenas na busca ativa. Os atendimentos de emergência médica e odontológica seguem normalmente.

Estas medidas que entram em vigor hoje (19), e foram publicadas no Diário Oficial do Município visam a segurança e a integridade da saúde tanto dos servidores, quanto da população em geral, evitando a disseminação do vírus, o que poderia trazer sobrecarga ao Sistema de Saúde Pública.

Tais medidas estão em consonância com as adotadas nos âmbitos estadual e federal, com a finalidade de conter o avanço da pandemia do CORONAVIRUS (COVID-19) e minimizar seus riscos e impactos no município.

“Várias cidades já adotaram medidas semelhantes ou até mais restritivas. Estamos analisando nosso contexto agora, e agindo para evitar a disseminação deste vírus que ainda não tem tratamento”, disse a prefeita.

Outras medidas ainda podem ser adotas ou cessadas estas já tomadas a depender do cenário futuro.

A recomendação é de cautela e que a população permaneça em suas residências, evitando sair sem necessidade. Ainda, a lavagem das mãos com água e sabão e o uso do álcool em gel é extremamente importante.

Os canais de comunicação, como telefones e e-mails dos departamentos e da própria Prefeitura (https://www.zacarias.sp.gov.br/portal/secretarias) estão abertos para levar você sempre a melhor informação quanto aos cuidados que o cidadão deve ter neste momento e bem como dar prosseguimento aos atendimentos que não necessitem necessariamente a presença física do interessado.

Governo do Município de Zacarias, Unindo Forças, Construindo o Progresso