18 MAR 2020
CORONAVÍRUS: LAVAR AS MÃOS É A MELHOR OPÇÃO PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO

Uma das formas de prevenção contra vírus e bactérias, inclusive o Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), é lavar as mãos corretamente. Uma medida simples, mas que pode nos proteger de várias doenças infecciosas.

Qual é o jeito certo de lavar a mão? Primeiro, eu umedeço as mãos com uma quantidade boa de sabão. Qualquer sabão serve, não precisa ser sabonete especial.

Aí, eu vou espalhar este sabão por onde? Vou espalhar primeiro pelas palmas das mãos, de um lado e do outro.

Tem gente que faz assim e acha que lavou a mão. Não lavou. Você pode ter tirado até a sujeira, mas não vai eliminar as bactérias e os vírus fazendo deste jeito. Não é só a palma da mão, tem que ir um pouco nos punhos, nos pulsos.

Depois, ao contrário. Do outro lado, nas costas da mão. Dos dois lados, até os punhos, aqui.

Lavou bem aqui, não esquecer do vão dos dedos. Isso é fundamental, e como é que eu faço? Eu vou lavando a superfície interna e externa de cada dedo. Só que eu lavo aqui, a parte interna, quem sobrou? Sobrou o polegar. Então, depois que eu fizer isso bem feito dos dois lados, aí eu tenho que lavar o polegar.

Bem lavado o polegar, não posso esquecer da ponta dos dedos, porque quando eu lavei a palma das mãos ou o dorso da mão, a ponta dos dedos sobrou. Então a ponta dos dedos como é que eu vou lavar? Assim, movimentos circulares lavando direito esta ponta. E depois, da outra mão.

Muito bem. Como é que faço agora. Porque esta torneira é automática, ela fechou. Quando for uma torneira desta, é fácil, eu faço isto aqui. Se não, eu vou ter que pegar na torneira agora, pra abrir e pra fechar. Tem duas alternativas. Ou eu lavo bem a torneira da pia, ou, se você não quiser lavar, o que você faz?

Ainda com a mão ensaboada, eu pego uma toalha, abro a torneira e enxaguo as mãos. Qual é o jeito certo? O jeito certo é com a mão virada pra cima, que é pra que a água colhida venha pra cá, pra baixo. Se eu puser o braço inteiro aqui, eu vou jogar uma parte que não foi lavada pra mão. Então o certo é, pelo menos, manter reta, porque às vezes não dá espaço.

E aí você enxuga a mão com papel, que é o ideal.

E aí, na hora de sair do banheiro, o que você faz? Você tá com esse papel na mão, úmido. Você abre a maçaneta da porta e sai.

Texto: Dr. Dráuzio Varela

Governo do Município de Zacarias, Unindo Forças, Construindo o Progresso