16/09/2019 às 11:03:00
ESF PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM A PRÓTESE DENTÁRIA PARA USUÁRIOS DO SUS

› Local: Zacarias, SP
A palestra faz parte das atividades de rotina do ESF - Estratégia de Saúde da Família.

O Departamento de Saúde, através do ESF - Estratégia de Saúde da Família, realizou palestra na sexta-feira (13) com os usuários dos SUS sobre os cuidados com a higiene bucal e as próteses dentárias.

A palestra, ministrada pela profissional de odontologia, a dentista Alessandra Hirose, focou a higiene das próteses dentárias (a popular dentadura), tanto as parciais quanto as totais (inteiras), fixas ou removíveis.

A pessoa usuária destas próteses deve ter muito cuidado com a limpeza e higiene, evitando vários problemas. Logo pela manhã, após as refeições e antes de dormir: É a hora da limpeza. Criar uma rotina de higienização da prótese removível é um dos cuidados mais importantes não só para uma boa conservação dessa estrutura, mas também para a saúde bucal em geral. Quer saber quais são as outras maneiras de proteger seu sorriso? Vamos te dar algumas dicas!

A prótese removível pode ser parcial ou total, dependendo do quadro clínico de cada paciente. Ela pode ser retirada e encaixada sempre que necessário ou que o paciente desejar. Veja agora, algumas dicas que separamos para ajudar na hora de fazer a higienização da sua prótese dentária:

– Após cada uma das refeições, retire a prótese (dentadura) e enxágue bem debaixo de água corrente removendo todos os resíduos alimentares;

– Depois, utilize uma escova de cerdas macias ou escova criada especialmente para esta finalidade para realizar uma limpeza mais profunda e por toda sua extensão removendo toda placa bacteriana;

– Escove a prótese com sabão neutro (evite o uso de creme dental para escová-la, pois são muito abrasivos), depois enxágue bem em água corrente;

– Faça sua higiene bucal normalmente, escovando principalmente a língua, a gengiva e o céu da boca com o seu creme dental preferido ou aquele indicado pelo seu dentista. Esse procedimento ajudará a manter o seu hálito puro;

– Repita o mesmo processo realizado durante o dia ao se deitar. Depois, coloque a prótese em uma solução de limpeza (ou água filtrada), deixando-a sem uso, para descansar por um período de 6 a 8 horas;

– Ao acordar, remova a prótese da solução de limpeza e lave-a com bastante água corrente.

Estes procedimentos simples realizados diariamente garantirão a sua saúde bucal. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu dentista.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia