05/06/2019 às 11:02:00
PREFEITURA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA INICIAM CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

› Local: Zacarias, SP
A campanha é de extrema importância para manter a Raiva Animal longe dos nossos cães e gatos.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Diante disso, começou ontem (04) e vai até o dia 18 de junho a "Campanha de Vacinação contra Raiva Animal". Todos os cães e gatos domésticos devem ser vacinados.

Neste período, os agentes da Vigilância Sanitária estarão passando de casa a casa para a vacinação nos animais.

Se o seu animal possui carteirinha de vacinação, mantenha-a e mãos para que nossos agentes possam atendê-lo e vacinar seu animalzinho mais rapidamente.

Os agentes estarão em campanha pelas ruas da cidade (domicílio a domicílio), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Informações úteis:

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 3397-8900 plantão 24 horas).
  5. Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet